O Planeta TV

Bookaboo, novo programa infantil estreia nesta terça, 7 de maio, no Gloobinho

Trata-se de uma adaptação brasileira da série inglesa de mesmo nome vencedora do BAFTA e indicada ao Emmy.

por Redação, em 06/05/2024

Foto: Daniel Chiacos/Divulgação

Mais uma novidade chega às telinhas para entreter o público infantil. Com produção da Conspiração e coprodução do Gloobinho, “Bookaboo” estreia dia 07 de maio, às 17h. É adaptação brasileira da série inglesa de mesmo nome vencedora do BAFTA e indicada ao Emmy.

A cada episódio, um convidado especial lê uma história emblemática da literatura infantil brasileira, entretendo o cachorrinho rockstar Bookaboo e os espectadores. Bela Gil e seu filho Nino, Pedro Bandeira, Klara Castanho, Dani Calabresa, Rodrigo França, Thales Bretas, Jéssica Ellen e Duda Beat são algumas das personalidades que lerão histórias de autores brasileiros, como os icônicos Chico Buarque, Ziraldo, Daniel Munduruku e Antônio Prata. "Estamos muito felizes com essa estreia, tão relevante para o público da primeira infância. Apesar de ser uma adaptação, chegamos a um formato bem brasileiro, com convidados muito queridos do público e uma curadoria especialíssima dos títulos apresentados.

Pensamos numa gama bem diversa de leituras para os episódios, e temos certeza de que os pequenos vão amar e se divertir com as histórias!" ressalta Flávia Costa, Head de Conteúdo Infantil de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.

Na primeira temporada, Bookaboo vai conhecer 12 títulos, entre clássicos e novidades da literatura infantil brasileira, como “Chapeuzinho Amarelo”, “Pequeno Príncipe Preto” e “Até as Princesas Soltam Pum”. Todos os títulos foram escolhidos e pensados levando em conta a formação de valores e de personalidade na primeira infância.

A versão incorpora hábitos culturais nacionais, como o gosto pelo abraço e pela culinária regional. Bookaboo, interpretado por Fernando Gomes, vai interagir com os convidados de uma forma bem brasileira. Sua expressão corporal será sempre muito afetuosa: o simpático cachorrinho vai cumprimentar seus convidados com beijinhos no rosto e expressar sua alegria com saltos e gestos expansivos.

Bookaboo é uma produção que assume a metodologia Eduntainment, neologismo que une as palavras “educação” e “entretenimento". Essa é uma das linhas de aprendizagem infantil em que há a possibilidade de se divertir e aprender ao mesmo tempo, mobilizando a atenção das crianças e engajá-las em atividades com propósito.

Foto: Daniel Chiacos/Divulgação

“No Bookaboo, apresentamos a Literatura como um ‘exercício de ser’. Auto-estima, representatividade, ancestralidade, pertencimento, diferenças, pluralidade cultural, autoconfiança, humor, saber conviver, são alguns dos eixos que escolhemos para fazerem parte da construção de repertórios emocionais”, afirma Janaina Tokitaka, responsável pela adaptação brasileira. “Além disso, também é importante trazer narrativas que levam em consideração a ética e a estética", completa Carol Sanches, consultora pedagógica do projeto.

O projeto tem direção geral de Fernanda Novaes (“D.P.A.” e “Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos”) e co-direção de Fernando Gomes (“Cocoricó”, “Vila Sésamo” e “Castelo Rá-Tim Bum”), com produção executiva de Renata Brandão e Juliana Capelini. Criado originalmente por Lucy Goodman, a adaptação brasileira é de Janaina Tokitaka, que também faz o desenvolvimento, ao lado de Celso Garcia.

“Além de divertido, é um programa que aproxima adultos e crianças através do estímulo à leitura, algo tão importante na infância. E todas as histórias são brasileiras, possibilitando um incentivo à literatura nacional”, destaca Juliana Capelini.

Serviço:

Bookaboo: Estreia 7 de maio, às 17h, no Gloobinho

Inéditos: Terça e quinta, às 17h.

Horário Alternativo: Quarta e sexta, às 11h e às 23h.

Disponível também no Globoplay + Canais.

Sobre a Conspiração

A Conspiração é a produtora independente da América Latina mais indicada ao Emmy Internacional. No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo como Cannes, Berlim, Veneza, Toronto e foi responsável pelos sucessos de bilheteria Vai Que Cola, Eu Tu Eles e 2 Filhos de Francisco – este último escolhido pelo Brasil como representante ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2006. Entre os lançamentos mais recentes estão Fim (Globoplay), Dom (Prime Video), Se Eu Fosse Luisa Sonza (Netflix), Sob Pressão (Globoplay) e Acampamento de Magia Para Jovens Bruxos (Gloob). Atualmente a produtora trabalha em títulos como "Auto da Compadecida 2", "Vitória” e “Ainda Estou Aqui”.

Com 10 indicações ao Emmy International, a Conspiração é a produtora independente da América Latina com o maior número de indicações na premiação, sendo vencedora na categoria Melhor Comédia, com A Mulher Invisível. É realizadora de séries como FIM (Globoplay), Sob Pressão (TV Globo), DOM (Prime Video), Anitta: Made in Honório (Netflix), Detetives do Prédio Azul (Gloob) e 1 Contra Todos (Fox), além dos shows de não-ficção “Viajando com Os Gil” (Prime Video), “Angélica: 50 & Tanto” (Globoplay) e “Se Eu Fosse Luisa Sonza” (Netflix). No cinema, participou dos mais importantes festivais do mundo, como Cannes, Berlim, Sundance, Veneza e Toronto, e foi responsável pelos sucessos de bilheteria Vai Que Cola, Eu Tu Eles (Menção especial de Un Certain Regard) e 2 Filhos de Francisco - indicação oficial do Brasil ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Atualmente, a produtora prepara títulos como "Auto da Compadecida 2", "Detetives do Prédio Azul 4", "A Droga da Obediência", “Vini Jr”, entre outros.

Sobre o Gloobinho:

Um ambiente seguro, afetuoso e divertido que estimula a imaginação, a criatividade e o desenvolvimento da criança em idade pré-escolar. Este é o Gloobinho, uma marca infantil que oferece conteúdos nacionais e internacionais de qualidade, produzidos especialmente para esta fase. Disponível também no Globoplay + Canais Ao Vivo – plataforma digital de streaming da Globo – o Gloobinho respeita o tempo da infância e, ao lado do seu irmão mais velho, o Gloob, compõe a oferta de canais infantis pagos da Globo.


Deixe o seu comentário